A Decoração de Casas Pequenas são extremamente úteis nos dias de hoje! Na verdade, são poucas as pessoas que têm o privilégio de viver em casas com grandes espaços. As novas construtoras, com um objetivo de colocar mais e mais apartamentos ou casas em uma determinada metragem quadrada, faz com que o resultado final dos seus imóveis tenham um espaço interior pequeno, onde a decoração é muitas vezes um desafio.

Além de ter que garantir que os ambientes sejam funcionais e bonitos, ainda existe a missão de ampliação de ambiente, ou seja, de criar um efeito do alargamento, o que muitas vezes pode ser um desafio. Aqui na D3Decor, nós sofisticamos sempre a decoração para que o cliente possa aproveitar ao máximo o espaço físico do seu imóvel.

Mas, para quem se encontra nessa situação de missão quase impossível, neste artigo nós iremos lhe mostrar os requisitos básicos para um que possa fazer uma boa decoração para um projeto de interior de sua casa pequena, com exemplos e dicas simples, fáceis de aplicar em pequenas casas ou apartamentos.

DICAS DE DECORAÇÃO DE CASAS PEQUENAS

Dicas de Decoração

Antes de mais nada, leve para sua vida estas duas frases:

  • Cores claras aumentam e cores escuras diminuem.
  • Menos é mais na decoração de casas pequenas;

Somente com estes dois conceitos básicos de decoração, você já pode dar uma grande diferença em sua casa. Mas vamos te ajudar com outras ideias, afinal, não é só de cores e poucos objetos que uma casa é feita.

Um equívoco que as pessoas geralmente cometem é de achar que, para decorar um imóvel pequeno, como casas, apartamentos e escritório, todo o foco deve ser destinado para a funcionalidade ao invés do design. Esqueça isso de uma vez por todas pois pouco espaço não é sinônimo de pouco estilo.

Para não cair nessa cilada, o ponto mais importante para a criação de um espaço confortável é encontrar o equilíbrio certo a funcionalidade e o design. Você precisa se concentrar em preencher sua casa com itens que se encaixam às suas necessidades, destacando sua estética pessoal e toque na decoração à seu estilo e gosto.

Os três itens principais de ampliação e decoração de um espaço são a Iluminação, as cores e os espelhos.

1) Iluminação:

A iluminação é o fator principal de um imóvel. O excesso de luz ou a falta dela pode lhe levar ao ápice ou ao fundo do poço na sua decoração de casas pequenas.

Um ambiente bem iluminado se mostra maior e com vida. Pouca luz não está com nada. Use e abuse da luz natural, e quando isso não for possível, abuse dos spots, dicroica, luminárias e fitas de led.

Use pelo menos três fontes de luz em casas, por exemplo, de diferentes alturas, em cada sala. Uma fonte de luz deve ser baixa e indireta (como uma lâmpada de mesa).  Um segundo poderia ser uma lâmpada de pé, que é espaço-eficiente e ótimo para a leitura.  Sua terceira fonte poderia ser um pendente, que tanto ilumina e adiciona profundidade visual a um espaço.

Coloque os dimmers em todas as luzes para que você possa ajustar a intensidade da iluminação conforme a ocasião.

Instale iluminação em armários. Closet pode ser uma das áreas mais escuras e mais confusas de casas grandes ou pequenas, mas este espaço pode ser drasticamente melhorado quando há luz dentro dele. Aliás, um toque de decoração de casas pequenas em seu imóvel sempre é bem vindo, não é mesmo?

2) Cores:

A cor é uma escolha crucial para a ampliação ou diminuição de um ambiente. Portanto, uma escolha errada pode acabar com tudo em seu decoração.

A dica para ambientes pequenos é sempre usar cores de tons claros nas paredes e no teto, como por exemplo tons de pastel, off-White e cinza claro. Evite ao máximo branco puro. Embora seja uma cor clara, ela não traz atenção nenhuma à ela. Para dar uma sensação maior ainda de ampliação, pinte o teto de branco e as paredes nestas cores mais claras.

Infelizmente, para a decoração de ambientes pequenos, as cores animadas e da moda que estamos habituados a ver nas decorações modernas infelizmente não são as mais indicadas para casas pequenas quando seu objetivo é mostrar amplitude.

Você pode também utilizar a pintura como camuflagem. Pintar coisas que você prefere não acentuar, como prateleiras, da mesma cor que a parede, dará uma sensação de que estes objetos desaparecerão na parede.

3) Espelhos:

Outra coisa essencial para o truque de ampliação é usar um espelho grande em uma parede, sem que qualquer outro elemento decorativo. O espelho multiplica a luz e faz com que o espaço pareça muito maior. Além de ampliar, o espelho dá uma sensação de continuidade do espaço e de maior perspectiva.

4) Outras dicas complementares para imóveis pequenos:

Interiores em Casas Pequenas

Mas além destas três dicas primordiais, existem várias outras que fazem parte do conjunto de ampliação de ambientes. Vamos conhecer:

  • Escolha sua mobília com pequenas dimensões: Evite móveis volumosos;
  • Opte por peças multifuncionais: Investir em móveis multifuncionais é uma maneira de simplificar um ambiente. Tente usar peças que servem a duas ou três finalidades. Quanto mais multifuncional uma peça é, menos você terá que comprar ou trazer para sua casa. Exemplo: Um puff pode ser um ótimo guarda objetos, como também cama de armazenamento, sofá cama entre outros;
  • Evite utilizar móveis que obstruam a passagem: Além de ser um incômodo, o design se torna desproporcional, “comendo” espaços vazios que são essenciais para a circulação.
  • Nas cortinas: opte por tecidos leves e claros.
  • Para dar vida ao seu espaço: utilize cores mais fortes e coloridas nos objetos de decoração e nas almofadas;
  • A cor forte também pode ser utilizada somente no teto: mas cuidado, pois, neste caso, toda a decoração abaixo do teto deve ser minimalista.
  • Utilize móveis que se retraem quando não estão em uso: Um bom exemplo disso são as mesas retráteis, que podem ter seu tamanho extremamente reduzidos quando não houver a necessidade de utilizar seu tamanho original.
  • Mesmo que você tenha cortinas em suas janelas, sempre que possível as mantenha abertas: A cortina aberta engana seus olhos e, ao revelar a paisagem natural de fora, te proporciona profundidade.
  • O varão da sua cortina deve ser maior do que a sua janela: a ponto de que quando a cortina estiver aberta, ela fique recolhida na parede e não obstruindo um pedaço da janela. Isto permite que a sua janela transmita toda a iluminação possível que seu tamanho comporta.
  • Se quiser usar cor mais escura: que esta seja no piso, como por exemplo tons de madeira, ou pedras mais escuras ou tom de cimento. Com paredes claras, um assoalho escuro faz com que suas paredes se mostrem mais brilhantes por contraste e isso dá uma sensação de calor. Os assoalhos escuros têm também um sentimento mais earthy underfoot e parecem desaparecer abaixo de você enquanto você entra em um quarto. Isso fará com que suas paredes pareçam mais altas.
  • Livre-se de portas que você não precisa: A remoção de portas desnecessárias, como uma porta entre a sala de jantar e a sala de estar, permite que o olho viaje sem interrupção. Deixe as portas para os quartos e banheiros. Remova todas as outras portas.
  • Planeje um ambiente “vazio” ou seja, somente com o suficiente para viver naquele espaço: de preferência seu quarto. Isso pode soar contra-intuitivo, mas não use todos os cantos para armazenamento. Você sí irá manter mais e mais coisas dentro de um único espaço. Por menos que seja sua casa, lhe permita ter um ambiente mais limpo, com poucos móveis e objetos. O quarto é uma boa dica. Apenas a cama com criado mudo é essencial para um bom momento de relaxamento (seja a noite ou durante o dia), com pouquíssimos itens à sua volta.
  • Opte por estantes verticais: e se possível, que vão do chão ao teto. Isto cria a ilusão de ambiente mais alto. Se optar por prateleiras na horizontal, que estas também sejam, preferencialmente, de ponta a ponta das paredes.
  • Use prateleiras dentro de seu armário: Para maximizar seu espaço no armário e mantê-lo mais organizado, instale prateleiras penduradas em pelo menos uma seção de seu armário. Em vez de tentar obter uma cômoda ou araras para pendurar roupas, um número de prateleiras a mais no seu guarda-roupa que correm do chão até o topo do armário lhe dará um novo espaço útil, com fácil acesso para roupas, sapatos ou acessórios.
  • Livre-se dos móveis que você raramente usa: Por exemplo, se houver uma cadeira em que ninguém se senta porque é desconfortável, doe ou venda.

Fazendo o uso de ao menos algumas destas dicas, temos certeza que seu ambiente ficará pronto para ser usado de um forma muito agradável, com espaço suficiente para transitar, iluminação adequada e com sensação de estar em um espaço amplo e de boa circulação.

Design de Casas Pequenas

Vamos lembrar as duas regras de ouro?

  • Cores claras aumentam e cores escuras diminuem.
  • Menos é mais;

QUEM PODE ME AJUDAR A DECORAR A MINHA CASA PEQUENA?

Uma forcinha no meio disso tudo é sempre muito bem vinda. As idéias ajudam, porém o auxílio de um profissional pode detectar muitas outras melhorias em seu ambiente.

Quer deixar a sua casa linda e aconchegante? Comece agora mesmo conhecendo melhor os Projetos de Interiores da D3Decor. Clique aqui e Divirta!-se!!

Forte abraços da equipe D3Decor.